O descarte correto de painéis solares

A reciclagem de módulos fotovoltaicos é um tema extremamente importante para o meio ambiente e para o setor de energia solar como um todo. Como sabemos, os painéis solares são uma fonte de energia limpa e renovável, mas eles também contêm materiais que podem ser prejudiciais ao meio ambiente se não forem descartados corretamente.

No Brasil, o processo de reciclagem de módulos fotovoltaicos ainda está em estágio inicial, mas algumas empresas já estão investindo nessa área. A reciclagem desses painéis é um processo complexo, que envolve a separação de materiais como vidro, alumínio e silício, além de outros componentes como plásticos e metais.

Em fevereiro de 2020, o Governo Federal assinou o decreto nº 10.240/2020, que obriga os fornecedores a arcarem com toda a logística reversa de produtos eletroeletrônicos caseiros, inclusive painéis fotovoltaicos, disponibilizando pontos de coleta e, posteriormente, dando fim correto àquele material, o que pode impulsionar o desenvolvimento dessa indústria.

É importante destacar que a reciclagem de módulos fotovoltaicos é uma responsabilidade compartilhada entre os fabricantes, instaladores, consumidores e órgãos reguladores. Todos devem trabalhar juntos para garantir que esses painéis sejam descartados corretamente e que os materiais sejam reutilizados de forma eficiente.

Portanto, se você é um consumidor de energia solar ou trabalha nessa área, fique atento à importância da reciclagem de módulos fotovoltaicos e ajude a promover a conscientização sobre o assunto. Juntos podemos garantir um futuro mais sustentável para o planeta!

Tablet energia Solar

Economize na
sua conta com
energia limpa!

Conheça nossas soluções
Conheça nossas soluções
Símbolo Whatsapp Atendimento pelo WhatsApp!