De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, a ABSOLAR, o Brasil ultrapassou a marca de meio milhão de unidades consumidoras de geração solar fotovoltaica distribuída.
Desde 2012, a geração de energia distribuída tem impactado para a aquisição de 140 mil empregos acumulados no período, espalhados pelas cinco regiões do país. Já são um total de 4,6 gigawatts de potência instalada operacionalmente, atraindo mais de R$ 23 milhões em novos investimentos no Brasil.
Em relação as unidades que consomem a energia solar, as residências estão em primeiro lugar, com 73,6%. Após, aparecem as empresas dos setores de comércio e serviços com 16,6%, consumidores rurais com 7,0%, indústrias com 2,4%, poder público com 0,4%, entre outros.
A tecnologia da energia solar já está presente em 5 mil municípios brasileiros, sendo Cuiabá, Uberlândia, Rio de Janeiro, Teresina e Fortaleza, os cinco municípios líderes em geração de energia solar distribuída.
Embora o Brasil seja um país privilegiado em relação aos recursos solares, a geração de energia solar é baixa, sendo utilizada 0,6% dela para produção de eletricidade.
Fonte: https://bit.ly/3uHEi7u