Notícia publicada em 28/12/2020 no Portal G1
Segundo o executivo, países precisam descobrir uma forma de aproveitara as 4 milhões de toneladas de energia solar produzidas a cada segundo.
O visionário e CEO da Tesla, Elon Musk, inova mais uma vez em seus comentários na imprensa internacional e afirma que a energia solar poderia abastecer a população do mundo inteiro. Até porque ele acredita que o mundo pode funcionar de uma maneira mais sustentável e amiga do ambiente. Para ele, o Sol possui um imenso poder e a população poderia tirar grande proveito disso.
Para que a fórmula dê resultado, o CEO da Tesla acredita que teriam de descobrir uma forma de aproveitar os 4 milhões de toneladas de energia solar produzidos, em massa, a cada segundo. Para o aproveitamento, seria necessário armazenar e utilizar essa quantidade enorme de energia.
Musk divulgou essa ideia após ter acesso a um estudo que revelou que a energia solar é a mais barata da história. Além disso, a tecnologia custa menos do que carvão e gás.
Esta não é a primeira vez que Musk se pronuncia sobre energia solar e outras formas de sustentabilidade tecnológica. Em 2017, queria construir uma central solar enorme no Havaí, a fim de reduzir a utilização de carvão e gás. Ele acreditou que uma central solar gigante seria o necessário para alimentar todos os estados dos Estados Unidos, mas esse processo ainda não é viável. Quem sabe daqui a alguns anos será.
A ideia dele era transformar uma área de quase 26 mil quilômetros quadrados de deserto, nos Estados Unidos, em uma fazenda solar para abastecer o país inteiro. E que as baterias necessárias para armazenar energia, para ter carga 24 horas, 7 dias por semana, são 1,6 km por 1,6 km. O empresário ainda citou a tese do pesquisador de energia Andrew Smith, que fez alguns cálculos e descobriu que uma área de 10 mil quilômetros quadrados poderia gerar cerca de 500 GW com 21% de eficiência. Isso é mais que o consumo médio anual dos Estados unidos, que é de 425 GW.
Notícia original: https://glo.bo/35FQA5A
Foto: Divulgação/Simepe