Geração de energia solar fotovoltaica, você sabe como acontece?

A luz do sol gera a energia solar através do princípio fotovoltaico e recebe o nome de energia solar fotovoltaica. 

São os módulos fotovoltaicos instalados no telhado ou em outros locais que captam a luz do sol e transformam em energia elétrica, a qual passa por um equipamento chamado inversor de frequência, que tem a finalidade de preparar a energia solar para o consumo residencial, comercial ou industrial.

 Dessa forma, a eletricidade está pronta para ser consumida e distribuída pelo quadro de força para toda a unidade consumidora. 

Durante o dia o gerador solar produz mais energia do que a unidade consumidora consome. Esse excesso de energia solar é enviado para a rede pública e o relógio de luz faz a medição e os créditos de energia são acumulados para serem utilizados posteriormente, quando não houver sol. Também, se no final do mês houver créditos acumulados, estes são válidos para usar nos próximos meses e podem, inclusive, serem compartilhados com outras unidades consumidoras do mesmo proprietário.

É importante ressaltar que mesmo em dias nublados e chuvosos, o gerador continua produzindo energia solar, mas, em menor quantidade. Nesse momento, se o seu gerador não produzir toda a energia que está sendo consumida, o restante é fornecido, em paralelo, pela rede elétrica local. 

Durante os dias ensolarados o gerador solar acumula créditos de energia. Créditos esses que são utilizados em períodos sem sol. 

Quando anoitece, a unidade consumidora passa a consumir energia da rede pública. Os créditos gerados durante o dia passam a ser consumidos aos poucos e não é necessário pagar pelo uso desses créditos (apenas uma parcela de imposto dependendo do estado que a unidade se encontra).

O objetivo é atingir o equilíbrio da sua produção de energia solar e do consumo durante todo o ano, ou seja, projetar o sistema fotovoltaico com uma capacidade anual de geração equivalente ao consumo anual da unidade consumidora, fazendo com que a conta de energia seja reduzida drasticamente, pagando apenas a taxa mínima da concessionária

 

 

Tablet energia Solar

Economize na
sua conta com
energia limpa!

Conheça nossas soluções
Conheça nossas soluções
Símbolo Whatsapp Atendimento pelo WhatsApp!