O interesse por sistemas de energia fotovoltaica está crescendo, tanto para instalações em residências como para indústria e comércio. Porém, essa tecnologia ainda é vista por muitos consumidores como uma opção fora do seu alcance devido ao investimento inicial.
O que precisa ser enfatizado é que os sistemas de energia fotovoltaica tem durabilidade de pelo menos 25 anos e retorno financeiro garantido.
Para tornar o sonho de muitas pessoas possível, há opções de financiamento viáveis para investir em sistemas de energia solar fotovoltaica.
O financiamento pode ser de até 100% e contemplar pessoa física ou jurídica. As linhas de crédito oferecidas por bancos e outras instituições podem ser para investimento fixo, capital de giro ou misto.
Para empresários, o ideal é que sejam priorizados financiamentos com máquinas, equipamentos e bens duráveis para obterem com isso menos custos e prazos maiores.
Já para pessoas físicas, o valor pago na conta mensal de energia é que vai ajudar a determinar a linha de financiamento.
Sobre os sistemas de juros, de forma geral, há duas opções:
- Pré-fixado: O valor da parcela é fixo até o final do contrato.
- Pós-fixado: As taxas variam de acordo com os índices de inflação, podendo ter alterações de acordo com a estabilidade econômica do país.
Para buscar o financiamento é importante já ter o orçamento do projeto definido com a empresa fornecedora.