A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), aferiu que os estados do Rio Grande do Sul e Paraná, encontram-se entre os cincos estados brasileiros com maior potencial de energia solar distribuída.
O Rio Grande do Sul ocupa a 3ª posição no ranking da ABSOLAR, e é responsável pela geração de 12,4% de todo o parque brasileiro de energia solar distribuída. O estado opera com 52.172 conexões, em praticamente seus 497 municípios, correspondendo a 64.215 consumidores.
Já seu estado vizinho o Paraná, ocupa a 5ª posição nesse mesmo ranking, com 6,1% do parque brasileiro de energia solar distribuída. O estado conta com 284,6 megawatts em comércios, indústrias, propriedades rurais, residências e prédios públicos.
Segundo Rodrigo Sauaia, presidente executivo da ABSOLAR, a tecnologia fotovoltaica será essencial para a recuperação da economia após a pandemia, sendo que é a fonte renovável que mais gera empregos no planeta, além de, desempenhar papel estratégico no alcance de metas do desenvolvimento sustentável e econômico em todos os estados brasileiros.
Fonte: https://bit.ly/3sD1GRF