Conta alta de Energia Elétrica? Readequações e investimentos ajudam a reduzir  a conta de energia elétrica

Sempre que chega a conta de luz os consumidores se deparam com valores que crescem mensalmente. Além dos reajustes das concessionárias, o consumo residencial e empresarial também continua em alta.

Para viabilizar uma redução no consumo, algumas atitudes e adaptações na rotina podem fazer a diferença no valor da conta.

Confira algumas dicas:

  • Substitua gradualmente as lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED, que mesmo sendo mais caras, podem trazer uma economia de até 70% em iluminação.
  • Desligue os aparelhos da tomada quando não estiverem em uso, pois quando estão em stand-by consomem cerca de 12% de sua energia mensal.
  • Aproveite ao máximo a luz natural, deixando durante o dia as janelas e portas abertas ou apenas fechadas com vidro.
  • Ajuste as temperaturas de alguns aparelhos de acordo com a estação. Por exemplo, no calor, utilize o chuveiro no modo verão. A geladeira pode ser regulada para uma temperatura mais baixa no calor.
  • Ao adquirir produtos elétricos e eletrônicos verifique se possuem o selo PROCEL – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, pois têm melhor desempenho no consumo de energia.
  • Acompanhe a classificação das tarifas, que é definida pelas cores verde, amarela e vermelha. De acordo com o uso das termelétricas as bandeiras mudam de cor. Quando o nível dos reservatórios das hidrelétricas está baixo, ocorre baixa na produção, sendo necessário o Governo acionar as termelétricas, elevando o custo na conta de luz.
  • Ao utilizar o climatizador de ar, procure manter a temperatura entre 25 e 26 graus.
  • Evite guardar alimentos quentes na geladeira para que o aparelho não precise gastar mais energia para equilibrar a temperatura.
  • Mantenha a geladeira no mínimo a 10 cm da parede. Isso evita que o calor aumente na parte traseira e o equipamento tenha que trabalhar mais para reduzir a temperatura.
  • Ao instalar os cabos de energia na sua obra, busque informações com profissionais para escolher os cabos elétricos mais adequados para que perdas sejam minimizadas.

 


 

Energia Fotovoltaica

Além de todas essas recomendações, a instalação de um sistema de energia fotovoltaica é uma das melhores opções para economizar até 95% na sua conta de energia elétrica.

Cada vez mais está se tornando viável a aquisição de sistemas de energia fotovoltaica devido aos preços mais acessíveis e a disponibilidade de financiamento. Os módulos fotovoltaicos têm uma garantia de produção de 25 anos com pelo menos 80% de sua capacidade original ao final destes 25 anos. O sistema, como um todo, contribui para uma redução imediata na conta de energia elétrica, tendo um custo de manutenção extremamente baixo.

Tablet energia Solar

Economize na
sua conta com
energia limpa!

Conheça nossas soluções
Conheça nossas soluções
Símbolo Whatsapp Atendimento pelo WhatsApp!